Ver o nascer do sol na cidade perdida dos incas foi umas das experiências mais fantásticas da minha vida. Neste post explicarei como foi a jornada para conseguir chegar a Machu Picchu antes do sol.


O jeito mais fácil de chegar à cidade de Machu Picchu Pueblo, também conhecida como Águas Calientes, é de trem pelas empresas Peru Rail ou Inca Rail. Vou deixar abaixo os site e os links para vocês.
http://www.perurail.com ou acesse aqui
incarail.com ou acesse aqui


DICA: Não consegui comprar as passagens pelo site por causa do cartão que só pode ser Visa “seguro”. Liguei inúmeras vezes para o cartão pedindo para habilitarem o modo que pediam no site do Peru Rail, mas não conseguia comprar. Enviei um email para a empresa e eles me pediram cópia de documento e do cartão, enviei tudo e eles me mandaram as passagens por email. Deu tudo certo! Se vocês tiverem problemas também podem enviar o email e confiar pois não tive nenhum problema na hora de embarcar.
Então, como mencionei acima, vou dar mais detalhes de como chegar bem cedinho a Machu Picchu, porque já existem inúmeros sites de viagens que podem te dizer sobre como chegar a cidade dos incas depois das 10 horas da manhã, junto com um milhão de turistas.


Para otimizar o seu tempo, faça o passeio para o Valle Sagrado e não volte para Cusco, para saber mais sobre o umbigo do império Inca clique aqui, fique em Ollantaytambo. Explicando melhor, os passeios para o Valle Sagrado sempre terminam na cidade de Ollantaytambo, para saber mais sobre as ruínas Incas clique aqui, e lá tem uma estação de trem que fica perto da fortaleza, onde você pegará o trem para Machu Picchu Pueblo.
Aconselho que você escolha um trem que saia depois das 16h pois normalmente os passeios acabam por volta das 15h. Peguei o trem das 19h, então fiquei esperando um pouquinho.


Existem três tipos de trem, o expedition de mochileiro, o vistadome da classe média e o Hiram Bingham dos ricaços. Fomos no expedition e achei uma graça, super confortável, também pelo preço que é cobrado deveria ser até melhor. Pagamos cerca de US$ 80 por pessoa, o trecho. Sim, você não leu errado, cerca de US$ 160 ida e volta para uma pessoa no trem mais barato. A viagem de Ollantaytambo dura cerca de 1h30min e de Cusco dura umas 2h, na teoria, na prática durou mais porque o trem para toda hora para esperar outros trens passarem. Na volta de Machu Picchu fomos direto para Cusco e viagem durou 4h porque o trem ficou um tempão parado consertando alguma coisa que quebrou no meio do caminho.
*DICA IMPORTANTÍSSIMA!!! Assim que você decidir quando vai para o Peru, compre imediatamente sua passagem de trem, ida e volta, e o ingresso para Machu Picchu, se for em alta temporada compre com pelo menos seis meses de antecedência. Fui a Machu Picchu em junho de 2016 e comprei tudo em fevereiro já achando que não conseguiria, mas deu tudo certo. Por via das dúvidas é melhor não arriscar.

A alta temporada é a época de seca, ou seja, os meses do inverno. A época que não é recomendada é o verão, por ser temporada de chuvas. Os outros meses podem ser considerados média temporada. Fui no começo de junho e, apesar de fazer muito frio, os dias foram de sol e não peguei chuva em nenhum momento.

A cidade de Machu Picchu Pueblo é chamada por muitos de Águas Clientes, por causa de suas fontes termais, e na verdade é mais um povoado do que uma cidade, sem muito o que fazer. Lá você encontra hotéis caríssimos, hostels e hotéis para quem quer ficar só por uma noite. Como nosso intuito era apenas dormir e tomar café, escolhemos um hotel bem baratinho mas que tinha uma cama confortável, um chuveiro quente e era perto do ponto do ônibus que sobe para Machu Picchu. Tá ótimo!
Chegamos em MPP por volta das 21h e fomos direto para o nosso hotel, depois fomos comer rapidinho porque acordaríamos muito cedo no dia seguinte.
O primeiro ônibus que vai em direção à Machu Picchu sai às 5:30h da manhã. As passagens são vendidas das 5h às 21h. Comprei a passagem na noite anterior porque de manhã as filas são grandes.

Preciso falar para vocês que fui muito ingênua em achar que acordando às 4:30h daria tempo de tomar café da manhã e chegar no ponto às 5h e ser a primeira a chegar em MP. Quando cheguei no ponto a fila já tinha 1km de extensão! Sério! A minha sorte é que no dia anterior fizemos amizade com outros turistas e encontramos com eles na fila. Eles foram mais espertos e chegaram por volta de 4h da manhã e, acreditem, já tinha muita gente na frente. O bom é que tem vários ônibus saindo um atrás do outro, tanto para subir, quanto para descer, então a fila anda rápido.

Depois de dois vôos, Rio-Lima-Cusco, duas horas no trem e mais uns 30 minutos de ônibus, finalmente cheguei a Machu Picchu às 6h da manhã. O dia já estava claro mas os raios de sol ainda não tinham entrado na cidade perdida dos incas.

Mesmo que você já tenha visto inúmeras fotos e vídeos de Machu Picchu você vai ficar em estado de êxtase! Então prepare-se!
Espero que tenham gostado. Aqui abaixo tem um vídeo, totalmente amador, por isso ignorem os primeiros minutos, mas que mostra um pouco da cidade para vocês.