El Calafate é uma cidade na província de Santa Cruz, na Patagônia argentina. Se você ainda não conhece a patagônia, veja o resumo aqui no começo do post sobre Ushuaia.
Na cidade em si não tem muito o que fazer. Bons hotéis e restaurantes estão na avenida principal, ou no seu entorno, a Av San Martín. Os turistas visitam El Calafate, principalmente, para ver o imponente Glaciar Perito Moreno, o glaciar mais estável do mundo.
A cidade é longe do aeroporto, por isso pegue um transfer, que é a opção mais barata, ou táxi, as passagens são vendidas em balcões em frente ao desembarque.
Qualquer agência em El Calafate vende o passeio para ver o Perito Moreno ou fazer os trekkings, que são o minitrekking e o big ice. Na verdade elas só vendem, pois a única empresa que tem autorização para “explorar” o Perito Moreno é a Hielo y Aventura. Fiz o minitrekking, então não sei como funciona o big ice, apenas que dura o dobro do tempo.
O ônibus passa no hotel cedo e te leva até o Parque Nacional los Glaciares, daí você pega um barco para atravessar uma parte do lago em frente ao glaciar e caminha mais uns 30 minutos até a sua base, onde paramos para colocar os grampones e, finalmente, começa o trekking, que dura cerca de uma hora e meia. É cansativo pois você tem que pisar firme, como se estivesse marchando, para que os grampões fixem no gelo, mas não é uma aventura impossível, apenas não recomendo para quem é sedentário e tem problemas de saúde, tanto que só é permitido fazer o trekking pessoas entre 18 e 50 anos.


A água é puríssima e é possível beber um pouco nas várias lagoas que se formam na geleira.
Depois do trekking, há degustação de whisky com o gelo do glaciar e voltamos pelo mesmo caminho para pegar o barco novamente, e então vamos para as passarelas em frente ao Perito Moreno.
Existem outras atrações em El Calafate como, por exemplo, o passeio de barco que passa em frente aos glaciares Upsala e Spegazzini, o 4×4 off road e o patagônia profunda. Alguns sites não recomendam visitar El Calafate no inverno pois não se pode fazer alguns passeios. Eu fui no começo de setembro e tudo estava funcionando, inclusive os passeios, só não fiz a navegação porque exatamente no dia estava ventando muito e não permitiram que o barco saísse. Acabei fazendo o patagônia profunda e foi uma grande surpresa. É um passeio de Land Rover que te leva até sítios arqueológicos onde podemos ver pinturas rupestres de alguns milhares de anos e depois jantamos dentro de uma caverna à beira do lago Argentino. A comida não era boa, mas a experiência vale muito a pena.



Se você tiver um tempo livre VÁ ao Glaciarium que você não irá se arrepender. É longe do centro da cidade, no caminho que vai para o Perito Moreno, mas sai um transfer gratuito da Secretaria de Turismo a cada 30 minutos. O Glaciarium é um museu e um centro de informações que mostra a evolução do aquecimento global de uma forma muito interessante . No subsolo fica o bar de gelo Glacio Bar Branca.


Veja o vídeo do paredão de gelo de 60 metros de altura visto do barco: