Na minha modesta opinião, Gramado é o melhor destino turístico do Brasil. Por mais que eu seja apaixonada pelo Nordeste, quando alguém tem dúvidas sobre onde ir nas férias, eu sempre indico Gramado sem titubear. Com certeza é a cidade mais bonita do Brasil e sua infraestrutura turística é impecável.
A cidade é limpa, segura e as pessoas são educadas. Ao atravessar a rua, os carros param e os semáforos são raros por aqui. Não existe morador de rua ou cão abandonado. É ou não é o lugar dos sonhos para morar? Por estes motivos já visitei Gramado duas vezes e voltarei outras vezes mais. Neste post conto sobre os pontos turísticos e no próximo post falarei sobre o encanto do Natal Luz.
Na primeira vez que fui a Gramado contratei tudo por uma agência de turismo pois não queria me preocupar com o planejamento e gastei rios de dinheiro. A cidade é cara, mas se você alugar um carro e fizer os passeios por conta própria irá economizar. E sabe o que eu fiz com o dinheiro que economizei na 2ª viagem? Gastei nos restaurantes que queria, comprei muito chocolate e por incrível que pareça ainda gastei menos do que na 1ª viagem.
Ah o Lago Negro, com seus pinheiros e flores em todas as estações, no verão fica tomado por hortênsias. Construído artificialmente, foram plantadas árvores vindas da Alemanha lembrado a floresta negra, por isso o nome lago negro. Ótimo para caminhar, observar os patinhos, descansar ou andar no pedalinho.
Gramado tem muitos museus e parques temáticos, para todas as idades, como o Mini Mundo, Snowland, Mundo a Vapor, Museu de Cera, Harley Davidson Motor Show, Mundo do Chocolate, Museu do Automóvel, Terra Mágica Floribal e outros. Quase todos ficam na estrada Gramado – Canela. Os ingressos podem ser comprados separadamente ou você pode aquirir o passaporte para 5 parques específicos.
Vale visitar todos que você puder, são bem preparados para receber os turistas e as decorações impressionam. Os que mais gostei foram o Reino do Chocolate, que é enorme e conta a saga do cacau, o Snowland, onde você pode patinar no gelo, esquiar ou fazer tubing e o Mundo a Vapor, onde se pode tirar fotos antigas com roupas de época.

Passeios que são feitos em municípios vizinhos são as visitas às vinícolas e à Maria Fumaça, em Bento Gonçalves, e as compras em Nova Petrópolis e a Cascata do Caracol em Canela, mas este último deixarei para falar em outro post. As vinícolas em Bento Gonçalves são belíssimas e você pode visitar em qualquer época do ano.
Já o passeio de Maria Fumaça que vai de Bento Gonçalves a Barbosa eu, particularmente, não recomendo pois é muito caro e não vi nada demais. O trem tem animação e faz algumas paradas para degustação de sucos e vinhos, porém a paisagem não é bonita. Mas como disse é a minha opinião, conheço pessoas que adoraram.
As compras em Nova Petrópolis realmente valem a pena, não que seja muito barato, mas eu gastei algumas notas em sapatos e utensílios domésticos na loja da Tramontina. A cidade é uma gracinha e o maior ponto turístico é o labirinto verde.
Gramado é um lugar para caminhar tranquilamente por suas belas ruas, mesmo na alta temporada a cidade não perde seu charme. Desejo que você tenha ótimas recordações, assim como eu tenho, da melhor cidade para se visitar no nosso país.




Quando o assunto é restaurante não faltam opções para todos os tipos de culinárias ao redor do mundo. Cuidado! Gramado vai te engordar! rsrs
Lista de restaurantes testados e aprovados: Belle du Valais, Maison de la Fondue, La Table D’or, Caracol, Cara de Mau, Cantina Pastaciutta, Josephina Café e Royal Trudel.

ÚLTIMA DICA: Cristais de Gramado é uma loja de cristais belíssima próxima ao pórtico. Ótima para comprar bijouterias com preços baixos pela excelente qualidade quem tem.
Boa tarde estou planejando de viajar pra Gramado dia 22 de Dezembro como faço pra já reservar pousada e passeios e também assistir uma noite Natal Luz….
CurtirCurtir
Olá! Não somos agência de viagens. Eu procurei passagens e hotel por conta própria. Depende do tipo de acomodação que você deseja. Já fiquei hospedada no hotel Recanto da Serra e no Hotel Pampas. Os dois são muito bons. O carro aluguei na Movida do aeroporto de Porto Alegre e não tive problema algum. Os passeios você pode fazer por conta própria e comprar os ingressoso para o Natal Luz no site oficial. Boa sorte!
CurtirCurtir