Como definir o estado mais legal do Nordeste? Sol, vento, praia, água de côco, gente boa, mar de água quente…. Sim, o Rio Grande do Norte é tudo isso e muito mais. Vá com tempo pois não faltam paisagens de tirar o fôlego e passeios imperdíveis.
Eu gosto mais de fazer passeios por conta própria e ter liberdade do que ficar dependendo de empresas de turismo, porém em Natal eu recomendo que você procure uma empresa, principalmente se você fizer bate e volta em algumas cidades como Galos e Tibau do Sul. As empresas também indicam bugueiros de confiança para fazer o passeio nas dunas de Genipabu.
Barreira do inferno e Forte dos Reis Magos
Num city tour padrão, que custa cerca de R$60 por pessoa, você visitará o Forte dos Reis Magos, a barreira do inferno, centro histórico (ótimo para comprar lembrancinhas) e o maior cajueiro do mundo. Dá tempo para fazer tudo tranquilamente. E olha que não estou ganhando para fazer propaganda de empresas de turismo.
Mas o que falar das belezas naturais do Rio Grande do Norte? Palavras não descrevem. Então vou tentar resumir.
Contrate um bugueiro e seja feliz nas dunas de genipabu com ou sem emoção. As empresas de turismo ou os hotéis indicam.
O passeio passa pela praia maravilhosa de água quente de genipabu, dunas, atravessa rio, lagoa, esquibunda e termina no aerobunda e kamikaze. Não recomendo o kamikaze para quem tem problemas cardíacos pois dizem que a descida chega a 100km p/h. Não sei se é verdade mas nesse dia descobri que não morro do coração.




Se você já mergulhou no caribe ou em Maragogi não viu nada ainda. Top mesmo é mergulhar em Maracajaú. Estou exegerando? Só indo para conferir. A cerca de 1 hora ao norte de Natal fica a praia de Maracajaú e seus restaurantes à beira mar, passeios de quadriciclo e mergulhos de snorkel ou cilindro.


A mais de 2 horas ao norte de Natal fica o município de Galos que esta crescendo rapidamente por causa do turismo. Depois da estrada pegamos um barco para chegar a praia de galinhos. Lá você pode contratar um bugueiro para mais um passeio nas dunas com ou sem emoção. Existe o passeio de charrete pela praia até o farol. Não fiz porque sou contra carroceiros e charreteiros. Animais não são nossos empregados. Também achei desumano apenas 1 cavalo carregar quatro ou cinco pessoas e ainda ter que correr na areia da praia.
Por mais que seja distante para fazer um bate e volta, é uma das paisagens mais bonitas do RN. Hoje já existem algumas pousadas bem simples para quem quer aproveitar mais um lugar pouco conhecido.

Pipa, ah Pipa. Praia badalada, restaurantes e pousadas para todos os gostos, ruas que lembram Búzios e águas calmas. Ai ai… que vontade de voltar.

Pipa fica no município de Tibau do Sul, cerca de 2 horas ao sul de Natal. Vale muito ficar alguns dias descansando por lá. Movimentadíssima no verão e em feriados por sua ótima infraestrutura. Não deixe de aproveitar a praia do Madeiro que fica antes da praia da pipa.



Pipa

No final do dia não perca o pôr do sol na lagoa dos guaíras na creperia Marinas que fica em cima da lagoa.
A praia de Ponta Negra é a melhor para se hospedar, perto de tudo, restaurantes, ferinhas, lojinhas, shopping e tem a vista para o morro do careca, símbolo de Natal. A praia dos artistas é mais barata, contudo achei mais tumultuada. Se ainda tem dúvida sobre o próximo destino no Nordeste, inclua Natal na sua lista.
